História

A 17 de Maio de 1930, constitui-se formalmente um novo clube desportivo na freguesia de Recarei, concelho de Paredes. António Ferreira de Carvalho é o timoneiro dessa nova organização. O novo clube forma a sua identidade por inspiração no Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, «time» brasileiro do qual Carvalho se tornara sócio e adepto em 1925.

António Ferreira de Carvalho (1898-1975)

Embora num outro contexto, num outro país e, sobretudo, numa outra e mais reduzida escala, a tónica da humildade desportiva que transformara os «camisas negras do Rio» no «gigante da colina» era para igualar. No processo fundacional, Carvalho, apesar de ser ele próprio capitalista, não se fez rodear propriamente de homens de posses, juntando antes à sua volta um alargado conjunto de pobres rapazes da terra – lavradores, operários, empregados, jornaleiros, moleiros, etc. António Carvalho veste-lhes uma camisola com a Cruz da Ordem de Cristo ao peito e… «Lá Vão Elas». Nascia assim, sob o signo da humildade e do trabalho, o Vasco da Gama Futebol Clube de Recarei.

Década de 30 - Fundadores

As características que formariam a imagem da nova agremiação seriam quase todas herdadas do homónimo brasileiro. As camisolas tinham, como já referido, a mesma Cruz da Ordem de Cristo branca na zona do peito, diferindo, contudo, o aspecto cromático de fundo. Enquanto os cariocas vestiam de preto, os recaredenses adoptavam o grená, um vermelho escuro, como cor principal. Já o azul era a tonalidade escolhida para os calções e, mais tarde, também para a lista diagonal das camisolas.

O emblema também apresentava (e apresenta) certas semelhanças com o do clube carioca. Um escudo de tipo lanceolado, com orlas de cor grená (esquerda) e azul escuro (direita), encimado por uma bola de futebol em couro acastanhado. No seu centro, navega sobre ondas uma caravela portuguesa, com rubras cruzes sobre velas brancas, rodeada pelas iniciais do clube: «VGFCR».

Emblema do clube

Sabemos hoje que os dois «Vascos» - do Rio e o de Recarei - chegaram mesmo a manter uma ligação formal. Ambas as instituições trocaram correspondência e material alusivo à sua vida desportiva. No Centro de Memória do Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro conserva-se ainda, com data de 21 de Dezembro de 1954, um registo demonstrativo dessa ligação e dos laços então estabelecidos. Através da leitura do documento, podemos ver que os dirigentes recaredenses fizeram ao homónimo brasileiro uma oferta em nome da sua massa associativa. Uma oferta não especificada mas entregue no São Januário por um benemérito vascaíno, de seu nome António Rodrigues Tavares. O Clube de Regatas registou o gesto dos recaredenses com «merecido apreço».

O futebol era a principal modalidade do clube, mas não a única. O Vasco da Gama foi, de resto, a primeira – e durante muitos anos a única – instituição da freguesia de Recarei a praticar outras modalidades desportivas para além do jogo da bola. Fosse em competições próprias, concelhias ou regionais, certo é que o Vasco demonstrou carácter ecléctico praticamente desde a sua fundação, tendo participado em provas de atletismo, de ciclismo e de pingue-pongue (ou ténis de mesa), no âmbito das quais alcançara resultados dignos de registo. Para além de alguns troféus, no arquivo do clube existem recortes de imprensa que testemunham essa identidade ecléctica dos vascaínos de Recarei.

Equipa de Atletismo do Vasco da Gama (1931)

Contudo, foi mesmo em torno do futebol que a paixão mais se fez sentir entre os seus associados e adeptos. O Vasco da Gama FCR disputou provas regionais ou distritais (3.ª e 2.ª Divisão Distrital) da Associação de Futebol do Porto, nomeadamente entre 1962 e 1995. Teve também camadas jovens na década de 60, 70 e 90. A partir de 1995, o clube não voltou a participar em competições federadas, passando por uma longa fase de inactividade. 

Presentemente, o clube possui a modalidade de Xadrez (federado) e um ginásio onde se praticam outras modalidades desportivas como Ginástica ou Karaté, e valências como Pilates Clínico e Zumba.

Equipa sénior - 1978/79 (III Divisão da AF Porto)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escola de Xadrez Vasco da Gama FC - Inscrições

Saudações Vascaínas!