Saudações Vascaínas!

É com imenso gosto e orgulho que te recebemos e saudamos neste nosso site oficial na internet. E fazemo-lo porque esta página marca também o início de uma nova fase na vida de uma das mais antigas colectividades da freguesia de Recarei e do concelho de Paredes: o Vasco da Gama Futebol Clube de Recarei (fundado a 17 de Maio de 1930). 

Ao longo dos seus noventa anos de existência, esta instituição marcou a vida de muitos recaredenses e não só. Foram centenas os atletas de várias gerações que vestiram a nossa camisola - ou que contra ela se defrontaram. Foram muitos os jovens e menos jovens, homens e mulheres, que cresceram, viveram e sentiram este clube. Foram muitas as pessoas para quem o Vasco da Gama foi um marco importante e incontornável nas suas vidas. Foi o emblema que os levou tantas vezes ao alto do Outeiro, as cores pelas quais tanto sofreram e vibraram. Foi também o clube histórico em cuja sede, em finais da década de 50, muitos recaredenses puderam ver televisão pela primeira vez. Foi a única instituição da freguesia que, logo nos seus primórdios, além do futebol, teve outras modalidades desportivas, como o atletismo, o ténis de mesa ou o ciclismo. Muitos foram aqueles e aquelas que criaram laços sentimentais profundos ao Vasco da Gama, laços esses também, em muitos casos, herdados briosamente dos seus queridos antepassados.

O clube das «caravelas» de Recarei viveu glórias e tormentas. «Navegou» por mares calmos e outros mais agitados. Esteve profundamente adormecido - não morto! - mas resistiu sempre, e a prova é a de que está aqui hoje, firme e vivo, para novos rumos e novas conquistas!

No passado dia 17 de Julho de 2020, o Vasco da Gama conseguiu uma importantíssima vitória: a cedência de um espaço na antiga Escola Primária do Cabido, para lá fazer funcionar a sua sede social. O espaço é amplo e tem enorme potencial, mas precisa de obras e adaptações. Estamos certos de que com a persistência e o trabalho de todos(as) os(as) vascaínos(as) - e são muitos os vascaínos em Recarei! -, a nossa futura sede será um local que honrará a nossa história e que projectará o Vasco da Gama para um rumo seguro, estável, activo e de progresso!

A sede era o primeiro e fundamental passo, que está garantido, mas outros se seguirão! A prática desportiva é a grande finalidade da instituição e é nesse sentido que a direcção irá trabalhar! Já não falta muito para voltarmos a ver a camisola vermelha, com lista diagonal azul e Cruz de Cristo branca no peito, num recinto desportivo e com o nome de uma das figuras maiores da História de Portugal. É o Vasco da Gama FC! É de Recarei! E está de volta!

Porque o Vasco está vivo!

O Vasco está de volta!

Comentários

  1. Faz falta o Vasco da Gama de Recarei. Desejo que reencontre os tempos áureos. Muita força para os que, não deixando morrer, estão a reabilitar o clube. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mensagens de teor considerado ofensivo ou desadequado serão liminarmente eliminadas

Postagens mais visitadas deste blog

Escola de Xadrez Vasco da Gama FC - Inscrições